Os empréstimos pessoais mesmo para quem tem restrição no nome são financiamentos pensados para quem infelizmente teve problemas em devolver um empréstimo no passado e tem o nome sujo porque foram inscritos nas listas do SPC (Serviço Proteção ao Crédito) e/ou do SERASA, os bancos de dados de crédito de consumidores, empresas e grupos econômico.

A função destes bancos de dados é de processar e armazenar todas as operações de crédito realizadas pelas empresas e todas as informações sobre possíveis atrasos no pagamento das parcelas, cheques sem fundo, empréstimos que não foram pagos, pendências financeiras, inadimplência e protestos.
Sempre é possível solicitar a exclusão de seus nomes das listas de SPC ou Serasa, desde que tenham pago todos os seus atrasos.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou diversas instituições financeiras em todo o Brasil a oferecer empréstimos pessoais para quem tem restrição de crédito, e assim muitas empresas financeiras têm estudado formas de financiamento especiais para quem têm sido relatados como mau pagador.

O empréstimo com restrição no SPC ou Serasa é obviamente sujeito a condições e características mais rígidas do que um empréstimo tradicional.